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magiadraconianasandokan


A LUZ E AS TREVAS



O Mal existe independentemente do Bem ? Ou é apenas o seu reflexo ? O mesmo podemos perguntar das Trevas, ausência de Luz.
Para que a Luz possa ser percebida é necessário a ausência de luz...
Se Lúcifer é o Portador do Archote da Luz, o que significa o Diabo, Satã (o eterno adversário) ?
Sandokan baseou a sua metafísica através deste caminho, como podemos ver nos comentários:
"Vá direto ao fundo do mistério e nos conduza ali contigo para interpretarmo-lo.
Esta astúcia, agora permitida, e que tiveste cuidado, em tua primeira exposição dos feitos de falarmos sobre todo o perigo, em lugar de desejarmos seduzir pelo encanto do mistério.
Revestidos por ti com esta armadura protetora vamos atravessar seguindo-te a esta região perigosa do mundo médio, para chegar ao fim das esferas divinas, único fim verdadeiro desta exploração de tua obra. Assim é a Trindade. Serpente do Gênesis onde tu guardas os feitos ocultos; "Chave da Magia Negra" onde os comenta; "O Problema do Mal" onde tu devias iluminá-los com tua luz divina, se a fatalidade da morte não tivera te arrebatado tão cedo de nossa admiração crescente."
"No terceiro volume da Serpente negra se reservara ao dever de sondar as profundidades deslumbrantes do primeiro Ternário, mas a Previdência não quis que tais luzes chegassem até nós; respeitemos a obscuridade misteriosa de teus desígnios..."

Sandokan baseia sua obra no livro do Gênese "que os doutores entendem num espírito material e antropomórfico verdadeiramente revoltante, o Gênesis "onde a verdade científica está oculta, assustadora na sua altura e profundidade" (Fabre d'Olivet - Mission des Juifs) vai fornecer o texto de um estudo que se estendera por três livros subsecivos: porque desenvolveremos os dois sentidos ocultos deste texto, após haver exposto o sentido demótico e vulgar.
Como exemplo tomemos o texto hebraico do Sepher Bereshit ou Gênesis, III, 1; a tradição oficial sé fornece o significado literal e a casca material: "Ora a serpente era mais sagaz que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito" (como lemos na Bíblia). Fabre d'Olivet (Cain, Paris 1823, pág 27 e Linguaje Hebraique Restituem - Paris 1815-1816, 2 vol., tomo II, pág 95) deixando filtrar o espírito límpido através da espessura confusa da letra, traduz assim: "Ora, a sedução original (a cobiça e o egoísmo) era a paixão dominante de toda vida elementar (a mola interior) da natureza, obra de Ihôah, o ser dos seres".
O Gênesis trata da Criação do Mundo e do decai mento do Homem, desde o paraíso (Jardim do Éden) onde viviam Adão e Eva...
"Uma única árvore foi proibida à curiosidade deles, e quatro rios, que nascem em suas raízes formando uma cruz ao longe e dividam o Éden em um número igual de penínsulas, rivais em graça e abundância. E o Senhor disse ao Homem: - É aqui a árvore do conhecimento do bem e do mal; seus frutos dão a morte, tu não tocarás neles."
..."A serpente dirigiu-se a mulher: - Eloim te enganou, este fruto não dá a morte, muito ao contrário, torna semelhante a Deus o audacioso que a provou...".
..."- Adão onde estás ?
- Senhor, ouvi tua voz no jardim e porque estava nu, tive medo e me escondi.
- E quem te fez saber que estavas nu ? Comeste do fruto ?
- A mulher que me deste por companheira, ela me deu o fruto da árvore e eu comi...
- Porque agiste assim, mulher ?
- A serpente me enganou e eu comi.
- Visto que isso fizeste, ó serpente - disse o Senhor - maldita és entre todos os animais da criação! Rastejarás sobre teu ventre e te alimentarás das imundices do solo.
E porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a tua... e de seu sangue nascerá uma virgem que te ferirá a cabeça, enquanto tentarás em vão mordê-la no calcanhar.
Depois dirigindo-se a mulher:
- Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio a dores darás a luz a teus filhos, o teu desejo será para o teu marido e ele te governará.
- Quanto a ti - diz ainda o Senhor ao homem - visto que atendeste à voz da mulher e comeste o fruto da árvore que te ordenei não comer: maldita é a terra por tua causa será estéril e rebelde. Tua vida será um trabalho incessante; comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até o dia em que a morte irá devolver o teu corpo ao pó de onde saiu.
"Eis portanto, em substância, com pequenas variantes, a fábula mosaica do pecado original. Isto é, na versão mais material e velada, assim como apresentam os tradutores ingênuos ou que fingiam sê-lo.
"Indaguemos agora quem pode ter sido a serpente mística e temível, cuja perfídia seduziu Eva e depois Adão... E segundo os diversos sentidos dessa alegoria, indicaremos as divisões de nossa obra. No sentido vulgar aparente, não temos dificuldade em adivinhar: é o espírito do mal disfarçado em réptil; é o eterno adversário, o diabo, em hebraico Satan.
No primeiro sentido esotérico é a luz astral, esse fluido implacável que governa os instintos; é o dispensador universal da vida elementar, agente fatal do nascimento e da morte; cortina do invisível, atrás da qual escondem-se as diversas hierarquias de poderes às quais ele serve ao mesmo tempo de véu e de veículo. Este ser hiperfísico - inconsciente, logo, irresponsável - domina o feiticeiro como o dono da casa, e obedece ao mago como um criado. Devemos dominá-lo a qualquer preço, para não nos tornarmos joguete das grandes correntes que se movem nele, segundo leis invariáveis.
No sentido superior a serpente simboliza o egoísmo primordial, essa atração misteriosa do si para si mesmo, que é o princípio propriamente dito da divisibilidade: essa força que, ao solicitar a todos os seres que se afastem da unidade original, para que se tornem centros e se comprazerem no ego, provocou a queda de Adão.
A passagem citada no Gênesis, nos conduz ao problema do mal: devemos ver ali a lenda da queda humana, tanto coletiva quanto individual, a que se segue, como complemento necessário, a grande epopéia da redenção."
Sandokan se propôs a revelar todos os mistérios em sua trilogia, que será lançada em breve.
..."Iremos mais longe do que já ousaram outros adeptos, até esse limite derradeiro, tão assustador de transpor, onde está o querubim emblemático, com a espada de fogo na mão, ameaçando de cegueira os contempladores temerários do mais cegante dos sóis.
O que é o mal ? Deus o criou ? Qual é a origem do mal, uma vez que não possui positivamente um princípio ? O que é, no sentido verdadeiro, a queda do Éden ? Como era o grande Adão antes da queda ? Como se tornou depois ? Em que sentido o mistério da criação identifica-se aos da queda e da encarnação ? Em que sentido o mistério da redenção é complementar aos dois últimos ? O que é redentor ? O Cristo Doloroso ? o Cristo Glorioso ? Como são analisadas cabalisticamente as cinco letras (Iod-He-Shin-Vau-He) do nome de Jesus ? A que se resume, do ponto de vista esotérico, o problema social ? Como a unidade inacessível se revela pelo ternário no mundo inteligível e se manifesta pelo quaternário no mundo sensível ? Onde termina a evolução ?..."