Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

magiadraconianasandokan


HALLOWEM

 


No dia 31 de outubro é comemorado na Inglaterra e nos Estados Unidos o tradicional Halloween. Nesse dia crianças e jovens saem às ruas fantasiados de monstros, vampiros, bruxas, múmias e outros personagens assustadores batendo nas portas das casas e repetindo a frase : Travessura ou Gostosura? em Inglês, Tricks ou Treats.

Mas será que a origem do Halloween está ligada a estes países? Não, não está, sua origem vem dos celtas irlandeses, que comemoravam essa data desde o século cinco antes de cristo no Festival de Samhaim (O Príncipe das trevas e o senhor da morte). De acordo com a lenda desse povo a data reunia as almas de todos os que haviam morrido durante o ano para serem apresentadas ao deus Sol como agradecimento à colheita.

Os Druidas , antigos sacerdotes de Gália e da Britânia, também colaboraram para o Halloween se tornar uma comemoração tradicional. O ano novo dos druidas começava em 1º de novembro. Na noite anterior, eles acendiam uma grande fogueira no topo das colinas e pintavam o corpo para observar as chamas e contar suas experiências para celebrar o final do verão e da sua fertilidade.

A fogueira também era acesa porque eles achavam que suas chamas poderiam ajudar o Sol durante o inverno.

As mulheres mais velhas, chamadas de sábias, advinhavam o futuro e davam conselhos. Elas tinham como companheiro inseparável o gato preto conhecido como o mascote das feiticeiras ou até mesmo uma bruxa disfarçada.

Quando o cristianismo substituiu as religiões pagãs, as igrejas aproveitaram o dia 31 de outubro para homenagear todos os Santos. Já a noite anterior foi utilizada como dia oficial para se opor os fantasmas. A partir do final do século XVIII e XIX , a véspera do dia de todos os Santos se tranformou, me alguns países num dia diversão, celebrado com trajes de fantasia, lanterna e jogos.

Anteriormente era considerada uma noite de medo, na qual homens sensatos respeitavam os duendes e os demônios. Nos dias atuais, o Halloween nada mais é do que uma grande diversão. Os bailes promovidos por escolas e universidades já ultrapassaram as fronteiras e são comemorados em diversos países, dentre eles o Brasil que da oposição aos rituais da igreja, a festa conserva somente as máscaras feitas com abórboras, chamadas de Jack-o-Latern.

Você sabe a origem do Jack-o-Latern ?

O Hábito de colocar velas dentro da abóbora vem da Irlanda, quando o Halloween começou a ser comemorado.Segundo o folclore desse povo, por causa de um homem chamado Jack que tinha o hábito de fazer brincadeiras satanicas em cima de uma árvore.

Numa dessas vezes Jack conseguiu prender o diabo dentro da árvore. Obviamente que o demônio não queria ficar preso. Muito esperto, Jack fez um pacto com ele que dizia o seguinte:

Se você me deixar em paz e nunca me incomodar, eu te solto. Como não estava em situação de recusar nada, o diabo aceitou a proposta, e assim estava criado o pacto entre os dois. O tempo passou e Jack morreu, mas não conseguiu entrar no paraíso e função de boa parte da sua vida passar fazendo brincadeiras maldosas.

Todavia no inferno o diabo temendo suas brincadeiras não o quis, então o diabo, que tinha virado seu amigo, deu uma vela para iluminar seus caminhos. Jack então ficou com a vela, sendo única , teria que durar a eternidade e para que ela nunca apagasse, ele a colocou dentro de um nabo com pequenos furos. Com o tempo o nabo foi substituido pela abóbora, que passou a ser usada pelo povo como agradecimento a colheita.

Deixando de lado a lenda do Jack um pouco, desde 1965 a UNICEF, Agência das Nações Unidas, tem feito recolhimento de dinheiro para o fundo infantil das Nações Unidas, nessa festa o símbolo do Hallowen é o JACK-O-LANTERN (nome possivelmente derivado do vigia noturno) É uma abórbora com orifícios cavados e com a aparência demoníaca e com uma vela acesa no seu interior.

Bibliografia dos textos extraídos de recortes do Centro Cultural de São Paulo : - Jornal "A tribuna de Santos" - 25 out 1997 - reportagem de Thaís Lyra -um trecho foi retirado de um recorte qque não constava a autoria, mas citava sua Bibliografia: Os Druidas - Rutherford, Ward - Mercuryo - 1978 Merlin, o Mago - Markale, Jean - Paz e Terra - 1989 Wicca, A feiticaria Moderna - Dunwich, Gerina - Betrand Brasil - 1995